30.6.09

CRISÂNTEMOS



Casa sem flor fica triste.Coloco sempre um vaso delas dentro de casa, não importa se são caras ou baratas,sofisticadas ou simples, o que importa é tê-las nas nossas vistas.Alegram e enfeitam qualquer ambiente.Essas, por exemplo, custaram R$1,98 cada vasinho e o efeito é maravilhoso.

29.6.09

O TEMPO FECHOU EM BH

O tempo fechou e choveu.As plantas do quintal agradeceram.A poeira que fica depositada nas folhas não deixa o verde aparecer.Depois da chuva as folhas parecem novas e com um verde brilhante, limpas.E o cheirinho bom que fica o jardim e o quintal?Chuva não tem cheiro?Tem sim, e é uma delícia!



27.6.09

DENTINHO E FADA


Haja fada dos dentes...Maria Luisa já colocou o dentinho embaixo do travesseiro e...Lá vai uma moeda de 1,00.
Sei que posso colocar um presentinho, mas ela quer o dimdim.
Tempos atrás, era comum essa prática para não deixar os filhotes traumatizados com o que não deixa de ser, perda de uma parte do corpo.
Na Itália existe um "duende dental" chamado Fatina(topino).
Na França , esse personagem se chama la petite Souris( pequeno rato).Na Escócia, um costume parecido ao do rato ou das fadas se trata de uma ratazana branca que compra os dentes das crianças com pequenas moedas.
Hoje em dia, as crianças estão muito espertas e na verdade nem precisaria desse blá, blá, blá todo.
Mas é encantado o momento que um filho chega com uma moedinha na mão, sorrindo.
Valor da troca:1,00
Valor do sorriso(mesmo faltando um dente):Não tem preço.

26.6.09

ARTESANATO

Passeio com a família.Uma semana na pousada CANTO DA SIRIEMA, ai, que delícia!!!5 km de Jaboticatubas, cidadezinha linda.Sabe essas lojinhas onde a gente entra e se encanta com tudo?Pois é, panelas de ferro, borboletas de cerâmica e muito mais em artesanato.Mas o que mais me fascinou foram estes quadros feitos com sementes,embira de bananeira, papelão,gravetos de árvores e raízes secas.Tive que trazê-los, lógico!

Achei linda as cores desta foto.Strelitza.

24.6.09

BUGANVÍLIA E BROMÉLIAS


Tenho ou não tenho mil razões para mostrar estas imagens?Está maravilhosa minha buganvília.





Fiz um canteiro para as bromélias "fireball", aquelas do vaso,lembram-se? A dúvida era onde colocá-las.Acabaram embaixo do pé de uma araucária.Conhecem aquelas abelhinhas pretas?Pois bem, estão fazendo a "festa".

22.6.09

STRELITZIA

Primeiras flores da minha Strelitzia.Estou" babando", tamanha a felicidade.


FLOR E CULTURA:

Nome Científico: Strelitzia reginae
Nome Popular: Estrelítzia, flor-da-rainha, ave-do-paraíso, estrelitza
Família: Strelitziaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: África do Sul
Ciclo de Vida: Perene
A estrelítzia é uma planta herbácea muito popular e tradicional. Seu nome científico é uma homenagem à rainha Sofia Carlota de Mecklenburg-Strelitz, esposa do rei Jorge III, do Reino Unido.

18.6.09

VOCÊ SABIA?



Nem tudo que vemos é o que pensamos ser.Isso mesmo!!!
Acontece com as maravilhosas BUGANVÍLIAS.Aquele colorido que nos encantam não são das flores e sim das folhas.Caiu o queixo?
Pois é, acontece que são folhas sempre presentes na base das flores.As verdadeiras flores ficam escondidas e são de cor branca, o que eu achava que fosse o miolo.
Um tipo de adaptação especial da folha -BRÁCTEAS.
Elas são geralmente pouco vistosas, mas podem ser coloridas, atuando como estruturas de atração de insetos e pássaros.
Outro exemplo de folha bráctea é poinsétia, aquela flor muito usada na época de natal.Nome científico: Euphorbia pulcherrima Willd ex KlozschFamília: EuphorbiaceaeNome vulgar: Manhãs-de-Páscoa, bico de papagaio.

16.6.09

SER


Vinho, velas, pedras.

Flores, pássaros, verde.

Eu sou assim.

9.6.09

MANDIOCA

Não estou conseguindo postar minhas imagens, enquanto não resolvo esse problema, postarei um assunto interessante sobre a mandioca.Eu sei que vocês sabem, mas...É bom lembrar.

Há plantas alimentícias que podem ser ingeridas somente depois de um tratamento que inative ou elimine os princípios tóxicos.Como exemplo o feijão e a mandioca.

Sobre a mandioca(Manihot esculenta) uma planta largamente consumida como fonte calórica, se for preparada inadequadamente, pode causar uma intoxicação que, não raro, se torna fatal.A raiz da mandioca contém uma substância chamada LINAMARINA, que, sob a ação de uma enzima presente nos tecidos da própria raíz, decompôem-se, liberando, entre outras substancias, o cianidreto.Este é o mesmo gás utilizado em alguns locais dos estados Unidos para execução de condenados na câmara de gás.

A maneira mais segura se se preparar a mandioca é eliminar uma boa espessurados tecidos mais externos sob a casca,deixar as partes descascadas imersas em água por 1 ou 2 horas e cozinhá-las em água fervente pelo menos por 1 hora.todo esse processo é para garantir a decomposição da LINAMARINA.

2.6.09

MORCEGOS

Tem morcego dentro de casa...Pode?Passa voando pela janela da cozinha, passa pela sala, vai dar no corredor, visita os quartos e volta pelo mesmo caminho.Basta o sol dar tchau e lá vem ele.
Aceito dicas de como dispensar essa visita. Fiz uma pesquisa e imagino que terei com conviver com esse carinho durante 30 anos?
Só uma perguntinha:Qual o coletivo de morcegos?????

Reino: Animália Filo: Chordata Classe: Mammalia Infra-Classe: Placentalia Ordem: Chiroptera
O morcego é um mamífero vertebrado que possui o corpo coberto por pêlos é o único mamífero capaz de voar. Existem hoje mais de mil espécies de morcego espalhados pelo mundo, somente em áreas muito quentes ou muito frias que o morcego não se instala.
Adaptam-se com facilidade em qualquer ambiente e alimentam-se de frutas, néctar, pólen, insetos, artrópodes, pequenos vertebrados e peixes. Algumas espécies se alimentam de sangue e são encontrados na América Latina e no sul do México. Apresentam hábitos noturnos e crepusculares. Por se alimentarem de pólen, os morcegos são responsáveis pelo reflorestamento natural de mais de 500 espécies de plantas.
Os morcegos são presas fáceis de corujas e falcões, mas seus inimigos são os parasitas que se alimentam do seu sangue. Algumas espécies de insetos se alimentam somente de sangue de morcego. Um morcego recém-nascido se locomove agarrado à pele da mãe, nasce somente um filhote a cada gestação. A gestação da fêmea dura de 2 a 7 meses. Um morcego vive entre 10 a 30 anos segundo a sua espécie.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...