3.5.09

COMPOSTAGEM


Estou na onda de aproveitar os restos de alimentos para fazer meu próprio adubo orgânico.Vale quase tudo.
-Na cozinha:Cascas de frutas, cascas de ovos(lavadas), borra de café e vai junto o papel do filtro do do café, papel toalha, talos e folhas de verduras.
-No jardim:Folhas velhas, flores mortas, graveto, galhos de árvores(pequenos),aparas de gramas.
O que vai para o lixo pode virar um luxo de composto orgânico para seu jardim , horta, pomar e enfim, todo seu quintal vai agradecer.
Procurando pela Internet(coisa mais boa que existe!) sobre como proceder na compostagem, achei um site interessante e completo:
http://news.clickjardim.com.br/download/pdfs/Compostagem.pdf
Vale a pena conferir.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Rose...Excelente idéia essa do adubo orgânico(fazemos isto aquí em casa também)...Aproveitar e reaproveitar tudo o que podemos, é a melhor maneira de cuidarmos melhor de "nossa terra".Que ótimo seria,se mais pessoas aderissem essa idéia e a colocassem em prática.
*"Sobre outra questão...
Eu lí em uma revista na semana passada,que o nosso País, é campeão em desperdício(relacionado à alimentação...12bilhões jogados no lixo,anualmente),pois joga-se muita comida no lixo e o brasileiro não sabe (ou melhor:não quer)reaproveitar..."Enquanto isso,milhares de pessoas passando fome bem embaixo de nossos narizes!É lamentável!
Se me deixar,vou extendendo-me sobre o assunto,mas por enquanto,está de bom tamanho!
Obrigada pela postagem,aprendemos sempre!
Uma ótima terça-feira para vc e sua família!
Abração espremido e beijãozão,té+ver!

Anônimo disse...

Olá
Querem um site português também bom para os amantes da Compostagem Caseira?
Cá vai www.hortadaformiga.com
Abraço
Fernando Leite

Carla disse...

Faço a separação dos alimentos, na medida do possível...
É que a hora do almoço é tão corrida que mal dá pra ficar sentada 5 minutos, pode?
Mas a sua iniciativa/dica é not 1000!
E o planeta agradece.
Bjo.

Espaço do João disse...

Minha querida.
No meu castelo, faço a compostagem, mas nada de papel ou lavar as cascas de ovos. Como possuo minhocas californianas, é um bom alimento para elas. Consigo um humus quase perfeito. Quando pretendo humus, antecipadamente mais de mês de antecedência afasto todos os restos que ainda não foram consumidos, levo a maior parte das minhocas, deixo uma rede pequena para que as que ficaram juntamente com o composto passarem para o outro lado, deixo os ovos eclodirem e,finalmente quando não houver minhocas no composto, adiciono um pouco de cinza ou cal. Esta operação é muito importante, pois se não a fizermos, as larvas das minhocas quando encontrarem as plantas, destroem-nas. É preciso tempo e conhecimento.Um facto importante, é não deixar secar a matéria prima pois elas gostam de humidade.Os restos da da grama, as ervas daninhas, os frutos caidos e estragados, os restos das verduras da cozinha, a borra de café , os próprios plásticos com restos também vão lá parar. O único inconveniente é quando tenho que retirar os plásticos e colocá-los no plasticão. Como a compostagem é ao ar livre, tenho coberta com uma rede de construção civil, evita o mau aspecto, não cheira mal e obtenho um rico producto para as minhas flores e para a horta. Beijos João.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...