18.6.09

VOCÊ SABIA?



Nem tudo que vemos é o que pensamos ser.Isso mesmo!!!
Acontece com as maravilhosas BUGANVÍLIAS.Aquele colorido que nos encantam não são das flores e sim das folhas.Caiu o queixo?
Pois é, acontece que são folhas sempre presentes na base das flores.As verdadeiras flores ficam escondidas e são de cor branca, o que eu achava que fosse o miolo.
Um tipo de adaptação especial da folha -BRÁCTEAS.
Elas são geralmente pouco vistosas, mas podem ser coloridas, atuando como estruturas de atração de insetos e pássaros.
Outro exemplo de folha bráctea é poinsétia, aquela flor muito usada na época de natal.Nome científico: Euphorbia pulcherrima Willd ex KlozschFamília: EuphorbiaceaeNome vulgar: Manhãs-de-Páscoa, bico de papagaio.

5 comentários:

Branca de Neve disse...

Sempre que venho aqui, aprendo um bocado!
Brigada, quilida, pelo seu comentário lá no Maçã!
Essa internet me deu amigas especiais, como vc!
Bjoca.

cris disse...

ÊÊÊ! Essa eu sabia! Agora que eu queria meso é saber como tirar pulgo~es das minhas flores de maio, que estão todas floridas mas cehias de bichinhos =(

vieira calado disse...

Não sabia deste caso específico,
mas sabiam que por vezes
o que parecem flores,
são apenas folhas modificadas.

Cumprimentos meus

Anônimo disse...

Oi Rose...Para não perder o hábito,passei para te deixar um alôzinho,'àquele básico'...Mas cheio de intenções positivas...Desejando sempre muita luz à vc e aos seus!Fica com DEUS queridona e obrigada por cada carinho seu!
Ótima semana!
Abração espremido e beijãozão!Té depois!

Espaço do João disse...

Minha queridona.
Está muito bem explicadinho. Modéstia á parte, eu também já conhecia esses pormenores. Agora faço-te outra pergunta:- Sbes como se transplanta uma Euphorbia pulcherrima ( vulgo Coroa de Natal )? Se eu te disser ficas a saber mais uma coisinha sobre essa planta. Pois bem; vou dizer:- Pega-se numa estaca, mergulha-se cerca de 1 cm em água a ferver e, depois planta-se. Curioso né? Sabes porquê se mergulha em água fervente? Então eu digo-te; é para a seiva não se esvair. Experimenta e, depois se eu não tiver razão, bate-me com a estaca. Beijinhos João.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...