11.7.09

SOBRE OS PLÁSTICOS

Os plásticos são classificados de acordo com um código numérico que vai de 1 a 7 e representa o tipo de resina utilizada em sua fabricação. Este número é geralmente impresso no fundo da embalagem, dentro do triângulo que é o símbolo de reciclagem
.plásticos tipó 1-garrafas PETs.São bem aceitas nos postos de reciclagem, mas é melhor não reaproveitá-las em casa,pois esse tipo de plástico é poroso e retém cheiro e bactérias.
. Plásticos tipo 2 - embalagens de detergentes líquidos e de xampu;
. Plásticos tipo 4 - sacolas de compras;
. Plásticos tipo 5 - embalagens de iogurte.São os melhores plásticos porque não contaminam a comida com químicos e geralmente são recicláveis.
EVITE
. Plásticos tipo 3 (PVC) - embalagens de óleo de cozinha, canos;
. Plásticos tipo 6 - copos descartáveis;
. Plástico tipo 7 - garrafas e mamadeiras para bebês, garrafas de água reutilizáveis, potes para comida.
O PVC libera químicos que fazem mal à saúde e sua fabricação libera um poluente que é cancerígeno. Os copos descartáveis liberam um químico que também pode causar mal à saúde. Finalmente, a resina geralmente utilizada no plástico tipo 7 pode estar ligada à problemas cardíacos e de obesidade
MUNDO IDEAL:
PLA.plástico feito com matérias-primas renováveis como milho, batata e cana-de-açúcar.Não é reciclável, mas não tem quimicos e é biodegradável.Pode ir para a compostagem virar adubo.
(Plásticos renováveisPolietileno verde: Uma das resinas mais utilizadas em embalagens flexíveis. É produzida com etanol de cana-de-açúcarPolipropileno verde: Também produzido com etanol de cana, a resina pode ser usada em peças automotivas e embalagensPHB: O polihidroxibutirato (PHB) é o plástico obtido com a fermentação do açúcar por bactérias. É biodegradável.)
Dicas valiosas:
. Evite guardar alimentos ricos em gordura em recipientes de plástico.. Lave os recipientes reutilizáveis cuidadosamente com um sabão não abrasivo; arranhões podem virar depósitos de bactérias.. O aviso de que o recipiente que pode ser usado no microondas significa apenas que ele não derreterá, mas não garante que o plástico não libera químicos quando aquecido. Prefira vidro ou cerâmica.

6 comentários:

Branca de Neve disse...

Taí, amiga, desse assunto eu desconhecia!
Adorei saber!
Não sei se é verdade, mas já ouvi falar que para a margarina "virar" plástico, é questão de uma molécula, pode?
Bjo.

Ela disse...

Um excelente domingo pra você também, Rose!! Abraços, Ela

cris disse...

Ótimo!
Adorei as informações Rose!

Tenha uma ótima semana!

Ela disse...

Ei Rose, uma excelente semana! Bjos, Ela

Anônimo disse...

Oi menina Rose,Rose menina...
Interessante essa postagem sobre os plásticos...É bom sempre manter-se informada e por aquí,têm informações 'à dar com os pés'!Muito bom!
***********************************
Passei para deixar um alô e desejar uma semana intensa mas de atividades saudáveis e prazerosas à você e aos seus...E as férias dos pequenos héim?!Aproveitem!
Fica com DEUS amiga querida e cuidem-se sempre!
Abração espremido e beijãozão!Té+ver!

Ela disse...

Pois é, menina! Uma novela por tão pouca coisa!! Rs rs.. mas muito obrigada, obrigada mesmo.
Um bjo! Ela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...