18.8.10

BRASIL RECEBE LIXO DA ALEMANHA



BRASÍLIA – O Brasil recebeu mais 22 toneladas de lixo estrangeiro. A carga, vinda da Alemanha, foi interceptada pela Receita Federal e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Porto de Rio Grande (RS).
Em 2009, mais de mil toneladas de lixo vindas do Reino Unido foram importadas para o Brasil e devolvida, meses depois, após multas e notificação do Ministério das Relações Exteriores a convenções internacionais.
Desta vez, os fiscais do Ibama encontraram embalagens de produtos de limpeza, resíduos contaminados e até fraldas descartáveis na carga que deveria conter resíduos industriais para empresas de reciclagem, e não lixo doméstico. A carga saiu do Porto de Hamburgo.
De acordo com o Ibama, a transportadora da carga e a empresa brasileira responsável pela importação foram multadas pela transferência ilegal de lixo de um país para o outro. O total de multas chega a R$ 1,9 milhão. A transportadora deverá devolver o lixo à Alemanha em dez dias, contados a partir da chegada dos resíduos ao Brasil, no último dia 13.
O Ibama argumenta que a importação fere a Convenção da Basileia, acordo internacional que regulamenta a movimentação de resíduos perigosos entre países. Segundo a convenção, qualquer movimento de resíduos perigosos entre Fronteiras, em que o material não esteja em conformidade com os documentos poderá ser considerado tráfico ilícito. A convenção prevê ainda que os resíduos serão devolvidos ao país de onde ele foi exportado, que não poderá negar-se a recebê-los .
Fonte:info.abril.com.br
Estão achando que aqui é o que, hein?

4 comentários:

Maria Dias disse...

Q loucura!Já temos muito lixo por aqui eu quem sabe este lixão possa estar ocultando outro lixo hein?se tratando de Brasil tudo é possível!

Beijo!

La sonrisa de Hiperion disse...

Encantador blog el tuyo, un placer pasarme por tu espacio....

Saludos y un abrazo.

cris disse...

Rose, eu acho que eles não pensam, tem é certeza de que aqui é uma lixeira...
Mas vc já imaginou que além desta carga podem haver muitas outras que ninguém interceptou?
E quem importa isso, o que faz? Onde armazena? Nos nossos aterros que já não dão conta de nosso lixo? Ou jogam por aí, em alguma área de floresta, por exemplo?
Só de pensar nisso me dá arrepios!

Fernando Santos (Chana) disse...

Oi Rose, é o poder do capitalismo....
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...