Família é prato difícil de preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema, principalmente no Natal e no Ano Novo.
Pouco importa a qualidade da panela, fazer uma família exige coragem, devoção e paciência. Não é para qualquer um. Os truques, os segredos, o imprevisível. Às vezes, dá até vontade de desistir. Preferimos o desconforto do estômago vazio. Vêm a preguiça, a conhecida falta de imaginação sobre o que se vai comer e aquele fastio.
Mas a vida, (azeitona verde no palito) sempre arruma um jeito de nos entusiasmar e abrir o apetite. O tempo põe a mesa, determina o número de cadeiras e os lugares. Súbito, feito milagre, a família está servida. Fulana sai a mais inteligente de todas. Beltrano veio no ponto, é o mais brincalhão e comunicativo, unanimidade. Sicrano, quem diria? Solou, endureceu, murchou antes do tempo. Este é o mais gordo, generoso, farto, abundante. Aquele o que surpreendeu e foi morar longe. Ela, a mais apaixonada. A outra, a mais consistente.
(…)
Família é prato que emociona. E a gente chora mesmo. De alegria, de raiva ou de tristeza.
Primeiro cuidado: temperos exóticos alteram o sabor do parentesco. Mas, se misturadas com delicadeza, estas especiarias, que quase sempre vêm da África e do Oriente e nos parecem estranhas ao paladar tornam a família muito mais colorida, interessante e saborosa. Atenção também com os pesos e as medidas. Uma pitada a mais disso ou daquilo e, pronto, é um verdadeiro desastre. Família é prato extremamente sensível. Tudo tem de ser muito bem pesado, muito bem medido.
Outra coisa: é preciso ter boa mão, ser profissional. Principalmente na hora que se decide meter a colher. Saber meter a colher é verdadeira arte. Uma grande amiga minha desandou a receita de toda a família, só porque meteu a colher na hora errada. O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita. Bobagem. Tudo ilusão. (…)Família é afinidade, é “à Moda da Casa”. E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito. Há famílias doces. Outras, meio amargas. Outras apimentadíssimas.
Há também as que não têm gosto de nada, seriam assim um tipo de Família Dieta, que você suporta só para manter a linha. Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir.
Enfim, receita de família não se copia, se inventa. A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia a dia. (…) Se puder saborear, saboreie. Não ligue para etiquetas. Passe o pão naquele molhinho que ficou na porcelana, na louça, no alumínio ou no barro. Aproveite ao máximo. Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete.
Texto do livro “O Arroz de Palma”, de Francisco Azevedo
28.12.10
FAMÍLIA É UM PRATO DIFÍCIL DE PREPARAR
Postado por Rose 5 CAMINHARAM POR AQUI...
COISAS DO CAMINHO CRÔNICAS
23.12.10
FELIZ NATAL PARA OS CAMINHANTES
O natal é a comemoração do nascimento de Jesus.
Estou notando um alvoroço no comercio , as pessoas em um corre corre para comprar presentes e comida.Tá certo,vamos comer e beber, trocar presentes mas não esqueçamos de rezar, orar e agradecer á Deus por tudo.
Se você não acredita em um deus, fale obrigado com você mesmo,isso é uma forma de ser delicado com uma pessoa importante em sua vida.
Á todos que por aqui caminham,um feliz e iluminado natal, são meus votos mais sinceros .
Postado por Rose 3 CAMINHARAM POR AQUI...
22.12.10
20.12.10
17.12.10
UM CENTAVO
Postado por Rose 2 CAMINHARAM POR AQUI...
16.12.10
FORREST GUMP - O Contador de Histórias
Hoje cedo ficou tudo parado aqui em casa e o motivo foi...
Um filme inteligente, um pouco antiguinho (1994) mas até hoje assisto-o como na primeira vez:Cheia de emoções.
LEIA SOBRE O FILME AQUI.vale a pena.
Postado por Rose 2 CAMINHARAM POR AQUI...
15.12.10
13.12.10
BRINCADEIRA SÉRIA.
A brincadeira funciona assim: colocar 5 desejos que vocês querem realizar em 2011 e depois escolhe 5 amigos para participar.
A principal regrinha é falar 5 desejos, sem ser saúde, felicidade, paz, etc mas outras coisas, tipo desejo pessoal,mas com fotos ou imagens.
Que em 2011 meus filhos continuem na educação.Que continuem respeitando o próximo e também a natureza, contribuindo para um mundo melhor.
Que a família permaneça unida em todos os momentos.
Postado por Rose 5 CAMINHARAM POR AQUI...
9.12.10
QUERO CHITA ,ADORO CHITA.
Adoro CHITA.Não, não é a chita da bala.Não é a amiguinha do Tarzan e muito menos aquele animal que é considerado o mais veloz do planeta.
Estou me referindo ao tecido.Oh tecido arretado de bunito, sô!
Você faz maravilhas com ele.Na hora da escolha a gente pira,tantas opções e todas belas.
Tinha um abajur apagadinho, precisando de cor e tive a ideia de
forrar a cúpula, algo diferente e achei a ideia da chita um luxo.
Usei cola para tecido;
Meio metro de tecido chic (chita);
Postado por Rose 7 CAMINHARAM POR AQUI...
COISAS DO CAMINHO IDÉIAS
7.12.10
GARRAFAS
Minhas garrafas
Essa fofura eu ganhei do marido.Veio com um tal de leite de camela*,lá do mundo árabe.
*Muito comum na Síria, no Líbano e na Jordânia - país em que a maioria da população é islâmica e proibida de tomar álcool -, o arak é um destilado feito de uva ou tâmara, aromatizado com anis. Quase todas as marcas vendidas no Brasil são importadas. Ainda na garrafa, ele é incolor. Misturado com gelo, no entanto, adquire um aspecto esbranquiçado. "Ainda não descobri por que isto ocorre, mas é por esta reação que o arak também é conhecido como Leite de Camelo"
Postado por Rose 4 CAMINHARAM POR AQUI...
COISAS DO CAMINHO NO MEU CAFUÁ TEM...
6.12.10
GUERRA E ORQUÍDEAS
Final de semana tranquilo,a não ser a briga,a luta, uma guerra que travei com o rolo de plástico filme.Perdi o fio da meada e pronto!Cadê a beiradinha que desenrola o abençoado?Me senti ameaçada por um rolo tentando desafiar minha paciência.Todo desmilinguado foi para no lixo!Fiquei sabendo que é bom conservá-lo na geladeira, assim facilita o uso.
Tá legal!Já estou de olho no rolo de papel alumínio,é outro que me tira do sério.Basta esquecer de dobrar as beirinhas e eles se embirram.
E para não dizer que não falei das flores...
Postado por Rose 5 CAMINHARAM POR AQUI...
COISAS DO CAMINHO ORQUÍDEAS
3.12.10
EU QUERO!!!!!!
Cada dia uma nova garrafa aparece para incrementar minha coleção.Já estou de olho no vidraceiro da esquina.No bom sentido...
Como já tenho várias peças ,aqui tenho a inspiração.
Quando bati o olho logo pensei:EU QUERO!!!!!!!!
Basta ir ao vidraceiro e pedir para fazer furos .Moleza, moleza...Introduzir as luzinhas e o luxo reina!Essas eu quero e preciso com uma certa urgência.
Postado por Rose 4 CAMINHARAM POR AQUI...
30.11.10
BATEU ASAS E VOOU...
Mocinho nasceu aqui, cresceu aqui.Não saia de barra da saia da mamãe e nem do olhar feroz do pai.Mas mocinho criou coragem, as asas crsceram e foi-se.
Postado por Rose 4 CAMINHARAM POR AQUI...
COISAS DO CAMINHO PASSARINHOS
27.11.10
O VALOR DA CHUVA
Ontem, aqui em BH, o dia virou noite.Isso mesmo!Luzes todas acessas ás 10:00hs da manhã.
Uma chuva desabou sobre a cidade, deu medo.
Bom, coisa de Deus.Pensei comigo:E se chuva fosse coisa das pessoas?Criada por homens?Bom, teria um preço e imaginei "no valor" que seria cobrado por uma chuva como a de ontem.
Uma chuvinha fininha, chuvisco ou garoa seria mais em conta.Já uma tempestade, daquela pra lavar,levar a poeira ...Humf!Seria o "olho da cara".
Quem produzisse a chuva alegaria todo o trabalho, água tratada(com certeza iriam inventar isso), mão-de-obra,e como seria em domicílio, entraria o deslocamento e toda parafernália necessária para a chuva chegar até você.Caso você queira uma chuva, daquela gostosa para te fazer dormir...nem imagino o valor.
Seria artigo de luxo, em um resort o pacote que conteria chuva .Raios e trovões incrementariam o preço.
Então,pensando assim, os alimentos seriam mais caros, pois a agricultura precisa de chuva e se chuva tem preço, imagine.E no calor?Seria aquela época em que um chuvisco fosse o item mais cobiçado da temporada.E por aí vai...
Só tenho que agradecer á Deus.Veja o presente por esperar a chuva passar...
Qual seria o valor de um arco-íris?
Postado por Rose 5 CAMINHARAM POR AQUI...
COISAS DO CAMINHO BH.ONCOTÔ