19.2.08

AURORA BOREAL E AURORA AUSTRAL.















HÁ UM FENÔMENO QUE OCORRE EM NOSSO PLANETA, A AURORA BOREAL(NAS REGIÕES PRÓXIMAS DO PÓLO NORTE)E A AURORA AUSTRAL(NOS LOCAIS PRÓXIMOS AO PÓLO SUL).





TUDO COMEÇA COM EXPLOSÕES SOLARES, QUE EMITEM UMA GRANDE QUANTIDADE DE PARTÍCULAS QUE POSSUEM CARGA ELÉTRICA E SEGUEM EM TODAS AS DIREÇÕES, FORMANDO O QUE CHAMAMOS DE VENTO SOLAR.





APÓS VIAJAREM CERCA DE 150 MILHÕES DE QUILÔMETROS, ESSAS PARTÍCULAS ELETRIZADAS ATIGEM AS ALTAS CAMADAS DA ATMOSFERA DA TERRA E ACABAM SENDO DESVIADAS E ACELERADAS PELO CAMPO MAGNÉTICO DO NOSSO PLANETA, COMO UM GRANDE IMÃ.




AO GANHAREM VELOCIDADE E SEREM DESVIADAS PELO CAMPO MAGNÉTICO, AS PARTÍCULAS COLIDEM COM AS MOLÉCULAS QUE COMPÕEM A ATMOSFERA, PRINCIPALMENTE OS ÁTOMOS DE OXIGÊNIO E DE NITROGÊNIO.É DESSES CHOQUES QUE SURGEM AS LUZES COLORIDAS DAS AURORAS.




LUZ DE TOM AVERMELHADO: A PARTIR DA COLISÃO DAS PARTÍCULAS CARREGADS DE ELETRICIDADE COM O NITROGÊNIO;




LUZ DE TOM ESVERDEADOOU TAMBÉM PRÓXIMO AO VERMELHO:A PARTIR DO ENCONTRO ENTRE AS PARTÍCULAS E O OXIGÊNIO.




AS LUZES DAS AURORAS PODEM SE ESTENDER POR ATÉ DOIS MIL QUILÔMETROS!!!
AS APARÊNCIAS DAS AURORAS CELESTES PODEM VARIAR TANTO EM TERMO DAS FIGURAS DESENHADAS NO AR COMO EM RELAÇÃO ÁS CORES.AS LUZES DESSES FENÔMENOS APARECEM EM FORMATO DE ARCO OU COMO UMA CORTINA LUMINOSA.
TONS AVERMELHADOS:200 E OS 500 QUILÔMETROS DE ALTITUDE;JÁ OS TONS VERDE-AZULADOS APARECEM ENTRE 90 E 250 QUILÔMETROS ACIMA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE.
FONTE:REVISTA CIÊNCIA HOJE, POR JORGE MOLINA,
INSTITUTO DE FÍSICA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.





OBSERVAÇÃO:ROSE TAMBÉM É CULTURA...LOL.
















5 comentários:

Espaço do João disse...

Muito bem.Também gosto de aprender.
ainda não me tinha debruçado sobre esse tema, pois já tive opurtunidade de assistir aos dois fenómenos. Fiquei satisfeito com a lição, nunca é tarde para aprender muito embora haja gente que diga:- Burro velho não aprende línguas.Estamos sempre a aprender. Beijos Papai João.

A Pensadora disse...

Oi, Rose!!!!Como vc está? Espero que bem!!!!
Andei meio sumida....mas está tudo bem...graças a Deus...este ano tenho tido muitos projetos e estou me empenhando muito forte pra conseguir alcançá-los e pelo jeito já estou conseguindo...estou feliz!!!! Vou tentar ser mais assídua no blog....aliás SIMPLESMENTE A-D-O-R-E-I sua última postagem!!!!Realmente ROSE È CULTURA!!!!DEMAAAAAIS!!!! Muito bom mesmo!!!!
Um grande beijo no seu coração e fique com Deus!!!!

Tenha uma excelente semana!!!!

ANJOS DA LUZ!!! disse...

OI NOSSA ROSE!
INCRIVELMENTE LINDO ESTE FENÔMENO...E COM CERTEZA:ROSE É CULTURA...SEMPRE DISPOSTA À NOS PRESENTEAR,COM ESSAS POSTAGENS,CARREGADAS DE CURIOSIDADES E LIÇÕES!AGRADECEMOS AMIGA!
QUE VOCÊ TENHA UMA QUARTA-FEIRA,EXCELENTE!
ABRAÇOS E BEIJOS.SEUS AMIGOS.

anete joaquim disse...

Que bem explicadinho! Por acaso nunca vi uma aurora boreal, mas adorava. Sempre me questionei sobre a sua causa. Com a tua explicação fiquei a perceber tudo. Fiquei com as imagens lindas. Só me falta ver uma na realidade.
um beijão

Marcos disse...

A AURURA BOREAL ME FASCINA. ELA ATESTA A EXISTÊNCIA DE UM CRIADOR, UM PROJETISTA INTELIGENTE, CUJO NOME É JEOVÁ! parabéns, felicidades!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...