12.6.08

DIA DOS NAMORADOS.



-------------------------------------------

História

A história do Dia de São Valentim remonta um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

Dizem quem criou esse dia foram os donos de motéis que estavam a fim de lucrar com a idéia de casais poderem se amar em único dia.

O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.

Durante o governo do imperador Caldeus II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Caldeu acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Assíria filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram-se apaixonando e ela milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.

9 comentários:

Anônimo disse...

Feliz dias dos namorados para você também!
Muita paz, saúde e felicidade acima de tudo.
Abraços!

cris disse...

Linda estória! Feliz dia dos Namorados Rose!

Anônimo disse...

Afe, Rose!
E Valentim ainda foi decapitado?
Coitado...
Feliz Dia dos Namorados, também!
Aproveite bastante...
Bjo.

Espaço do João disse...

Querida Rose.
Em Portugal comemora-se o dia dos namorados a 14 de Fevereiro. No meu caso comemoro todos os dias,pois os meus 40 anos em vivência com minha joia da coroa é sempre dia de namorados. Um beijo de papai João.

No entanto gostei da sua pesquisa sobre o dia dos namorados, pois desconhecia na totalidade.

Nelio disse...

Feliz dia dos namorados aqui já passou é a 14 de Fevereiro beijinho Rose....

Sahmany - Sandra Mara disse...

Credo que mau esse Caldeus II né?
Fala onde tá esse cara que vou quebra ele no meio. Dou-lhe uma porrada bem bem no meio das fuças!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pena que já morreu senão...
hahahaha
Beijos pra vc minha lindinha.
Quando é que tu vai fazer o raio do msn?

amigona avó e a neta princesa disse...

Beijinhos e bom fim-de-semana...

Tânia Defensora disse...

Que linda estória!
Estórias de amor são muito lindas!
Não creio que os donos de motéis tenham tanto poder assim, prefiro acreditar na estória do Bispo Valentim.
Beijinhos

Francine Esqueda disse...

Nao sei se disse: Mas roubei a foto dos namoradinhos animados! Estou esperando uma oportunidade para posta-la... Chumbo trocado não dói! Doi???
Bjus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...