30.11.11

A ROSE E O ARROZ PARBOILIZADO

Aqui em casa já experimentei do arroz preto, consumo diariamente o arroz branco e agora  estou namorando o arroz parboilizado.
Andei procurando saber algo mais sobre esse grão divino.
Tá aqui, ó:

O que é arroz parboilizado? (EMBRAPA)
A palavra parboilizado teve origem na adaptação do termo inglês parboiled, proveniente da aglutinação de partial + boiled, ou seja, "parcialmente fervido".
Não se trata de arroz parafinado, ou colado, como muitos pensam. O processo de parboilização baseia-se no tratamento hidrotérmico a que é submetido o arroz em casca, pela ação tão somente da água e do calor, sem qualquer agente químico.

A parboilização é realizada através de três operações básicas:

1. Encharcamento: o arroz em casca é colocado em tanques com água quente por algumas horas. Neste processo, as vitaminas e sais minerais que se encontram na película e germe, penetram no grão à medida que este absorve a água.

2. Gelatinização: Processo Autoclave - o arroz úmido é submetido a uma temperatura mais elevada sob pressão de vapor, ocorrendo uma alteração na estrutura do amido. Nesta etapa, o grão fica mais compacto e as vitaminas e sais minerais são fixados em seu interior.

3. Secagem: O arroz é secado para posterior descascamento, polimento e seleção.

Suas vantagens são:
- Rico em vitaminas e sais minerais, devido ao processo de parboilização;
- Quando cozido, fica sempre soltinho;
- Rende mais na panela;
- Requer menos óleo no cozimento;
- Pode ser reaquecido diversas vezes, mantendo suas propriedades;
- Alto grau de higiene no processo de industrialização;
- Conserva-se por mais tempo.
- Não usa produtos químicos.

Na verdade, até tentaram emplacar no Brasil o nome mais saboroso de "pré-cozido", vetado pelo Ministério da Agricultura. Acontece que cozinhar é uma coisa, parboilizar é outra. Mais especificamente, é imergir o arroz em água aquecida a uns 50°C. Esse processo faz com ele mantenha os nutrientes do arroz integral (vitamina B, magnésio, fósforo e potássio) e, de brinde, ainda cozinhe um pouco mais rápido que o tradicional arroz branco.

Um arroz que é mais fácil de preparar, mais nutritivo e tem quase o mesmo gosto do branco. E mais caro, claro, uns 20% no saco de 5 quilos. Mas há quem defenda uma economia final, como a pesquisadora de marketing nutricional da USP, Bianca Bitencourt. "O pré-cozimento diminui o índice de grãos quebrados, compensando, de certa forma, o maior custo industrial."
La vie arroz 
Dados nutricionais, a cada 100 g 

BRANCO
Fibras: 0,2 g
Proteínas: 7 g
Calorias: 120
TEMPO DE PREPARO: 25 min

PARBOiLIZADO
Fibras: 0,5 g
Proteínas: 7,3 g
Calorias: 112
TEMPO DE PREPARO: 20 min

INTEGRAL
Fibras: 1 g
Proteínas: 7,3 g
Calorias: 107
TEMPO DE PREPARO: 40 min

Fontes Eleusa Germano, nutricionista vice-presidente da Associação Paulista de Nutrição, em São Paulo; Monica Inez Elias Jorge, da Faculdade de Saúde Pública da USP; Gilberto Amato, pesquisador do Instituto Rio Grandense do Arroz e professor colaborador da Universidade Federal de Pelotas.

8 comentários:

Imaculada disse...

Querida Rose!
Muito bom e enriquecedor seu post.
Gosto muito de arroz, tanto o branco quanto o parbolizado.
Mas, agora que em casa só ficamos eu e meu marido,estamos na fase do arroz integral.
Abraços! Uma linda noite pra ti.

Alfa & Ômega disse...

Menina Rose, eu amei a sua pesquisa sobre o arroz parboilizado. Que bacana saber tudo isso. Só o fator de higiene já é uma compensação! eu ganho de minha cunhada o arroz, então fica difícil eu consumir esse! Beijão!

Fernando Santos (Chana) disse...

Belo arroz...Espectacular....
Beijos

Anabela Jardim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anabela Jardim disse...

Na minha opinião é um arroz que se consumido por muito tempo causa enjôo. O gosto é artificial e forte.Prefiro o agulhinha, branquinho e bem soltinho...

cris disse...

Eu gosto, mas ainda prefiro o integral, aquele do tipo sete grão é maravilhoso, como puro!

Saudade daqui Rose! Ai, a vida anda tão complicada...

Juliana Nascimento disse...

Interessante Rosinha, sempre quis saber o que significava Arroz Parbolizado!
Não me lembro se já o comi, mas eu preciso mesmo é reduzir o arroz pra ver se essa "Alcione" me deixa!kkkk.

Aqui fiz post mostrando a Orquídea que vc me deu. Depois vai lá!

Beijão e bom fim de semana!
Jú!

remall disse...

Não consegui me encantar por ele, e aprendi em busca da saúde a gostar do integral.

Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...