19.11.07

ABELHA ...


EU ESTAVA TROCANDO OS SUBSTRATOS DE ALGUMAS DAS MINHAS ORQUIDEAS, DE REPENTE SAIU DE DENTRO DE UM DOS VASOS ESSA ABELHA... ENORME, FAZENDO UM BARULHO DANADO.
NÃO QUIS SABER DE IR EMBORA, ACABOU POR ENTRAR NESSE OUTRO BURAQUINHO... FAZER O QUE????TIVE QUE HOSPEDÁ-LA E DEIXÁ-LA QUIETA.
ALGUÉM SABE ME EXPLICAR ESSE COMPORTAMENTO ?







8 comentários:

Rubens disse...

Olá Rose!
Na verdade eu não sei.
Pergunte para o João,ele deve saber.
Seu blog tá um sucesso.
Beijos.

A Pensadora disse...

Olá, Rose!!!
Estou encantanda com essas fotos que vc tirou da abelha!!!!Que liinnndaaaasss!!!!São divinas!!!!
Pena que não entendo nada de abelhinhas....mas as fotos.....que coisa linda!!!Sua máquina é excelente (mas é claro que por trás de uma boa máquina tem uma extraordinária fotógrafa né!?rs).

Lindo, lindo, lindo!!!!

Bjosssssssssssss

Espaço do João disse...

Olá Rose.
Mesmo depois de fazer zoom, não consegui identificar se era abelha. Há uns insectos muito semelhantes às abelhas que vivem isoladas em buracos feitos na terra. Se for uma abelha e se o buraco for grande, pode muito bem ser uma abelha pisteira, Isto é:- Anda à procura de espaço para recomendar á rainha onde se alojar, caso seja a altura certa de enxamear. Tenho as minhas dúvidas. Papai joão

Nelio disse...

Rose pois eu acho que ela estava era chingando consigo por estar a incomudá-la no seu cantinho,hahahaha nossssssssssssssssssa que fato xique tem a abelhinha hahahahha....

ANJOS DA LUZ!!! disse...

OLÁ ROSE...VAMOS VER SE CONSEGUIMOS TE AJUDAR!
UMA ABELHA VISITA DEZ FLORES POR MINUTO,EM BUSCA DE PÓLEN E DE NÉCTAR.FAZ EM MÉDIA QUARENTA VÔOS DIÁRIOS,TOCANDO EM 40 MIL FLORES...UMA ABELHA PRODUZ CINCO GRAMAS DE MEL POR ANO...UMA COLMÉIA ABRIGA ATÉ 80 MIL ABELHAS.TEM A RAINHA,ALGUNS ZANGÕES E MILHARES DE OPERÁRIAS.SE NASCEM DUAS RAINHAS AO MESMO TEMPO,ELAS LUTAM ATÉ QUE UMA DELAS MORRA....UMA ABELHA RAINHA VIVE ATÉ DOIS ANOS,E AS OPERÁRIAS NÃO DURAM MAIS QUE UM MÊS E MEIO.APENAS AS ABELHAS FÊMEAS QUE TRABALHAM.A ÚNICA MISSÃO DOS MACHOS,É FECUNDAR A RAINHA.DEPOIS DE CUMPRIREM ESTA MISSÃO,ELES NÃO SÃO MAIS ACEITOS NA COLMÉIA.FICAM DE FORA ATÉ MORRER DE FOME...ENTÃO É NORMAL QUE SE ESCONDAM EM ALGUM LUGAR!
ERA ISTO,ROSE!
QUANDO PUDERMOS TE AJUDAR,SERÁ UM PRAZER!
FICA COM "DEUS!"
ABRAÇOS APERTADOS E BEIJOS!

rose disse...

Rubens, obrigada, acho que ele já está me ajudando.


Pensadora, acho uma delícia suas visitas, sempre alegres e atiradas, no bom sentido.
A máquina é realmente ótima(presente do maridão), mas se não houver sensibilidade e prática da "dona"...sei não!!!!!!
Fico feliz que gostou,ahahahah, vc tem bom gosto, ahahahahah.(muita modéstia).


João, eu sabia que seu comentário viria com muita sabedoria...
Trata-se de um inseto muito parecido com abelha, mas enorme.procurei na internet e não fiquei sabendo nada.
Ele está lá, quietinho no vaso...


Nelio, achei isso tbm...ahahahahahah, mas acontece que quem manda no "pedaço" sou eu...ahahahahah.
estou com receio de ela estragar as raízes da minha orquidea.


Anjos...VALEU.
Mas se ele morrer de fome dentro do meu vasinho...
Só estou com dúvidas é pelo fato de esse inseto ser maior do que eu acho de se tratar de um zangão.Quando cismo com uma coisa , vou pesquisar até esclarecer esse "fato"...ahahahaha mas tá valendo pelas ótimas informações.


Á todos , um pote de beijos lambrecados de mel...hum!!!!!.

Espaço do João disse...

Acabei agora mesmo de verificar novamente esse insecto e, Constatei que efectivamente não é uma abelha melífera nem tãopouco um zangão de apicultura. É efectivamente uma espécie que nada produz a não ser polinizar as flores o que também é benéfico. Sua comunidade é muito pequena e seu período de vida não vai além de um mês. É inofensivo e não danifica as plantas. Chego a pega-los e nunca fui picado. Seuizer connhecer mais sobre abelhas, consulte " abelhas e colmeias ".Beijos papai João

anete joaquim disse...

De facto, rose, as fotos estão um espanto. Que maravilha ter apanhado esse momento único. Quanto ao bichinho, acredito no joão, que nisso de abelhas só conheço o seu voar.
um beijão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...