13.2.08

ARROZ PRETO...ESSA MODA VAI PEGAR!!!

Um tipo de arroz, o ARROZ PRETO, produzido na China há mais de 4 mil anos, usado como colorífico, na elaboração do tradicional vinho negro e de grande valor nutricional, chega ao Brasil.A produção mundial de arroz gira em torno de 600 milhões de toneladas/ano. Dados recentes, divulgados pela ONU dizem que o arroz responde por 20% da provisão de energia alimentar no mundo. No Brasil, o consumo per capita/ano está estimado em 45 kg, segundo pesquisa feita pela Embrapa.Desenvolvido pelo IAC, Instituto Agronômico de Campinas, para atender a demanda de nichos de mercado destinados à culinária mundial, o arroz com película preta, denominado IAC-600 tem origem na variedade chinesa Wang Xue Ren. Diz a lenda que o arroz preto era usado, no passado, como produto afrodisíaco em festas de imperadores chineses.Testes realizados nos Estados Unidos demonstraram que o IAC-600, um grão curto e meio arredondado, tem aroma e sabor acastanhado, grãos macios, além de 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibra e menos gordura e menor valor calórico que o arroz integral. É mais rico em compostos fenólicos que são benéficos à saúde humana, pois são substâncias que previnem o envelhecimento por seu poder antioxidante.Segundo a FAO é ainda rico em vitaminas do complexo B e minerais, como ferro, magnésio e cálcio. Por ser um produto exótico, é muito apreciado pelos chef's da gastronomia nacional e internacional.Essa cultivar, IAC 600, é Oryza sativa, e não deve ser confundida com o chamado arroz selvagem que é outra gramínea (Zizania sp.).Composição química da IAC 600 comparada ao arroz tradicional integral e polido.
A cor preta se deve a presença de um pigmento, a antocianina presente no pericarpo, na película da semente e na fibra exterior do grão. No Brasil, a primeira lavoura comercial da IAC 600 está sendo plantada em Pindamonhangaba e o Mundo Verde apresenta esta novidade "Arroz Preto RUZENE"Vantagens:- Valor calórico reduzido.- Por sua grande quantidade de fibras, evita a flatulência e a prisão de ventre.- Evita transtornos metabólicos e dos órgãos, que poderiam, levar à obesidade, degeneração celular ou doenças malignas.- Promove melhoria na função celular, no fluxo sangüíneo, na oxigenação dos tecidos e do cérebro, harmonizando as funções dos órgãos internos.- Auxilia na formação do sangue, juntamente com o ferro.- Participa da manutenção e integridade dos vasos e do fluxo sanguíneos. - Previne o envelhecimento precoce, a hipertensão arterial, o diabetes, doenças da pele, além de beneficiar o funcionamento do coração e dos rins.Fonte: Flávia MoraisNutricionista - Mundo Verde Franquia
curiosidade:
DIZ-SE QUE, NA CHINA, A CADA CERTA QUANTIDADE DE PLANTAÇÃO DE ARROZ, SAÍA UM GRÃO PRETO, QUE TERIA CARACTERÍSTICAS SUPERIORES.GUARDAVAM-SE, ENTÃO, OS TAIS ELEITOS E, DEPOIS DE JUNTAR UMA PORÇÃO, ELES ERAM ENVIADOS AO IMPERADOR.POR ESSE DESTINO, ERA CHAMADO DE "ARROZ PROIBIDO".
ESSE ARROZ NÃO É DE COR PRETA, ,A VERDADE É LILÁS, QUE DE TÃO FORTE SE TORNA PRETO.TEM UM AROMA LEVE DE CASTANHA, COM SABOR ÚNICO.
ACHEI QUE GOSTARIAM DE SABER DISSO...LOL.

2 comentários:

Caminhantes! disse...

OI NOSSA MENINA!
SÁBIOS CHINESES...A CULTURA CHINESA,É COM CERTEZA INCRÍVEL...SEUS COSTUMES,SEUS HÁBITOS CULTURAIS,RELIGIOSOS E GASTRONÔMICOS,CHAMAM À ATENÇÃO...E DE SAÚDE,ELES ENTENDEM!
GOSTAMOS DESSA SUA POSTAGEM...TÁ VENDO?ROSE TAMBÉM É CULTURA!
QUE LEGAL QUE VOCÊ APARECEU MENINA...FAZ FALTA,VIU?
QUE SUA QUINTA-FEIRA,SEJA PRODUTIVA,DE PAZ,AMOR E MUITO RESPEITO!
ABRAÇOS APERTADOS E BEIJOS!
SEUS AMIGOS SEM FACE,ANJOS DA LUZ.

Rose disse...

Obrigada amigos , adoro novidades, e por isso sempre que posso , posto algo que acho interessante.
Valeu prq gostaram.
Agora que coloquei as coisas em ordem, virei mais vzs ao meu caminho.
Bjs, bjs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...