13.8.08

DIGA-ME TEU E-MAIL E TE DIREI QUEM ÉS.


Estudo aplica máxima do 'diga-me teu e-mail e te direi quem és'
Pesquisa relaciona endereços eletrônicos com traços da personalidade do usuário. E-mail pode mostrar características de franqueza, narcisismo e neurose, entre outras.
Ao escolher um endereço pessoal de e-mail, tenha em mente que ele pode revelar para todo mundo traços de sua personalidade. É o que indica um estudo baseado em 599 endereços de e-mail liderado pelo psicólogo Mitja Back, da Universidade de Leipzig, na Alemanha.

A associação de diminutivos a nomes de animais, por exemplo, indica características de alguém agradável, porém com traços de neurose. Já a opção por termos como “rei” ou “o melhor” entregam os narcisistas da web, enquanto palavras criativas são associadas às pessoas francas.“A primeira impressão é muito importante para as relações humanas. No entanto, muitas vezes na internet ela é limitada a um endereço de e-mail. Sendo assim, nos interessamos em saber como as pessoas usam esse dado único para tirar conclusões sobre os outros usuários”, afirmou Back, em entrevista por e-mail ao G1. Durante o estudo, publicada no “Journal of Research in Personality”, os pesquisadores também quiseram analisar a existência de um consenso nesse pré-julgamento -- se a maioria acha que coelhinha77@hotmail.com é uma pessoa agradável e reidosurf@gmail.com é um narcisista. E a conclusão é que a “cara” dos endereços eletrônicos realmente reflete, para a maioria dos internautas, as características consideradas pelos pesquisadores: ser aberto (franco), agradável, consciente, extrovertido, narcisista ou neurótico. “Nos impressionamos em descobrir como um dado tão limitado pode fornecer informações sobre os internautas”, contou Back ao G1. Segundo ele, essas descobertas indicam que a personalidade do indivíduo se manifesta em quase todas as suas ações e escolhas. “No entanto, como se trata de um pré-julgamento, é importante ter cuidado na hora de tirar conclusões sobre um internauta baseadas somente em seu endereço eletrônico”, alertou.
Pessoal
Os endereços analisados no estudo, todos de e-mails pessoais, estavam escritos em inglês e também em alemão. Segundo Back, a pesquisa não inclui endereços profissionais por eles serem mais restritos e não expressarem traços da personalidade dos usuários. No entanto, não há como deixar de fornecer informações escolhendo um e-mail pessoal com a estrutura de profissional -- jim.carrey@yahoo.com, por exemplo, revela uma pessoa consciente e pouco aberta. “Assim como o ato de ficar calado não impede a comunicação, um endereço neutro não deixa de criar uma impressão sobre a personalidade de seu criador”, compara o psicólogo. “Acho que cada um deve escolher o e-mail que realmente gosta. Essa é a melhor chance de os outros verem o internauta como ele é”, continua.
Pesquisa
Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores analisaram o e-mail de 599 jovens que toparam participar do estudo. Além de fornecer seus endereços eletrônicos -- separados em grupos, de acordo com suas características --, cada um deles preencheu um questionário. Em seguida, cem pessoas analisaram os e-mails e definiram quais os traços de personalidade que mais combinavam com esses endereços. Os resultados foram então comparados, para ver se existia um consenso na percepção daqueles que analisaram os dados. Se cruzada com as respostas do questionário dos voluntários, a percepção se mostrou mais precisa em relação aos endereços eletrônicos que indicam uma personalidade franca, aberta. O oposto aconteceu com a extroversão, pois a impressão daqueles que analisaram os e-mails divergiu com freqüência do que diziam os participantes na auto-avaliação sobre suas personalidades.
***************************
E agora?Alguém vai trocar seu e-mail?O meu está perfeito...lol.

5 comentários:

Dama do Lago disse...

Claro... veio mais um cientista declarar aquilo que é óbvio!

cris disse...

Não sei não, mas coelhinha, gatinha e animaizinhos assim me parecem mais e-mail de garota de programa...

Anônimo disse...

Eu recebo e-mails de amigos, que todo jeito, amiga!
Se a gente for analisar, sei não...coisa que até Deus duvida!
Que feriadinho bom, né?
Bjão e otimo findi!

Espaço do João disse...

Pelo meu lado estou de consciência tranquila.Sou o que sou e nada mais.

anete joaquim disse...

Olha, o meu dá-me cá uns problemas! Como só aparece a inicial do primeiro nome e a seguir joaquim, pensam que eu sou um homem. Publicidade que caia no meu mail é só para homens... percebem? Viagras e coisas piores, lol!!!! Acho que não andam a analisar bem o meu endereço, LOL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...