6.2.11

"CÊ TEM AI UMA FAQUINHA?"

Li o jornal FOLHA DE SÃO PAULO quarta-feira, 2 de fevereiro e pensei:Boa postagem.

Tá aqui uma parte.
Gambiarra, foi assim que li o título dessa crõnica e dei gargalhadas.

Cê tem aí uma faquinha?
"DEEM-ME UMA ALAVANCA e tirarei a Terra de seu eixo", disse o grego Arquimedes, no século 3 a.C. "Deem-me uma faquinha e um pedaço de fita isolante que eu a coloco de volta", diria um brasileiro, em qualquer época.
Não há desafio neste mundo -de trocar a fiação do prédio a consertar um carro usando peças do motor da geladeira- que o patrício não se ache capaz de enfrentar, munido destes dois multifuncionais objetos: faca & fita.
A faca, entre nós, é chave de fenda e Philips, alavanca, plaina, martelinho, espátula, pincel, régua, alicate, pá; até como antena de rádio já vi usarem-na, presa ao aparelho por -claro!- um pedaço de fita isolante, sua fiel companheira. Se a faca, clara e brilhante, corta, penetra, separa, desbrava, qual bandeirante varonil, a fita, negra e opaca, une, remenda, conserta, protege, mãe gentil. Eis a dupla perfeita, nosso Yin Yang made in Brasil.
Dia desses, eu estava no banho e senti um cheiro de queimado. Chamei um eletricista. Ele constatou que o fio que ia da caixa de luz ao chuveiro era mais fino do que o recomendado pelo fabricante. "Precisa trocar a fiação, seu Antonio". Fiquei olhando-o com aquela cara suplicante que todo brasileiro faz diante de um problema, esperando por uma solução mágica. Ela veio: "Se bem que, no caso, se eu desencapar aqui na ponta e refizer a ligação, enrolando bastante fita isolante, segura mais uns dois, três meses.
Quer?". "Quero!". "Beleza. Cê tem aí uma faquinha?". Já faz uns quatro meses e, até aqui, tudo bem.
ANTONIO PRATA.

4 comentários:

Cristina disse...

Oi Rose!!!

Muito bom mesmo...rsrs
Tem uma música que diz que somos todos muito parecidos quando sentimos dor...eu vou além somos muito parecidos em todos os momentos.Aqui em casa é igualzinho,costumo dizer que o provisório é sempre definitivo.
Viva as faquinhas e as fitas!!!
Uma semana de Paz para você!!!
Beijinhos

Ela disse...

Estou de volta, Rose!! E com saudades. Deixei a net de lado por mais de mês e, realmente, foi sem aviso... Mas estou de volta, com a corda toda. Fiquei vendo os posts que eu havia perdido de seu blog. Poxa, eu adoro pesto.. mas nunca fiz com pinoli não, porque é caro pacas. Costumo trocar por nozes ou castanha de caju. O pesto de manjericão e´o melhor, na minha opinião.
A Maria Luiza me falou sobre um encontro de blogueiras. Já avisei que topo! Vou me inteirar dos detalhes. Você está dentro?? :)
Abraços, Ela

Tina disse...

Aqui em casa é assim tambem...faquinha, e fita isolante sempre...e sempre dá certo rsrsrs
bjs
Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

Maria Luiza Pereira disse...

Oi Rose,

mas sexta feira não teve faquinha que consertasse minha máquina de lavar!!!
5 anos de uso e adiós!!!!
Acabou...e tão linda por fora!!!!
Casas Bahia lá vou eu!!!!
Se não vai de faquinha vai de 10X no cartão!!!!
Amanhã chega a preciosa!!!

bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...