21.11.11

BOLINHAS DE SABÃO DAS ANTIGAS


                                                                 (imagem-olho mágico)
Todos os dias vejo um brinquedo da minha filha "rodando" por ai, um fazedor de bolinhas de sabão (nome?)
Nunca dei ideia pra ele, mas hoje olhei-o  com outros olhos, olhos carinhosos e inocentes...saudade!!!!!!
Tem um líquido cheiroso,fácil de fazer as bolinhas acontecerem.No meu tempo de criança (tá distante não, viu?) era muito diferente!
Resolvi fazer bolinhas de sabão...Voltei lá no tempo.
Magia e inocência andam juntos nessa brincadeira deliciosa.Lembro-me que não sabia e nem conhecia esse brinquedo, mas que eu fazia bolinhas de sabão... eu fazia!
Cortava os caules de abóbora ou mamona que serviriam como um tipo de canudo, eram ocos, escolhia os mais grossos pois soltavam belas bolas coloridas feitas com sabão em pó.
Era assim: Um copo com água e bastante sabão, batia  até dar espuma.Enfiava lá o canudo e soprava com delicadeza...Olhar radiante diante das bolas coloridas, as cores giravam, furta-cor.
Se ventasse o encanto era maior...iam mais para longe.
O desafio entre irmãos era quem fazia as maiores, saiam algumas mixuruquinhas mas eram bem espertas e voavam em bando, iam para bem longe , alto.
A boca ficava limpa e ardendo por causa do sabão,quantas vezes eu engolia dessa água... mas essa parte eu já esqueci.
Fascinante essa brincadeira! Impossível ver uma bolinha de sabão dando "sopa"e não querer estourá-la...rsrsrsr.

9 comentários:

Imaculada disse...

Rose querida!
Como essas recordações são belas!!!
Amo essa bricadeira, já brinquei muito com minhas netas,
(já crescidas estudando fora)hoje brinco com meu netinho. Abraços!

Ivelise disse...

Rose, que bela lembrança. Já brinquei muito disso, do seu jeito, com canudo de mamona ou então minha mãe fazia uma argolinha de arame e encapava com uma tira de tecido para ficar mais úmido. Faziam lindas bolhas. Todo ano brinco com meus alunos: faço as argolinhas com fio encapado e a gente se diverte muito.
Abraço

Juliana Nascimento disse...

Ai Rosinha que delícia lembrar isso, eu engoli váaarias vez a água com sabão em pó, chorva e minha mãe ameaçava acabar com a brincadeira.rsrs. Meio até o gosto misturado de sabão com talo de mamão na boca agora.kkkkkk
Menina, saudades demais de você, neste momento estou escrevendo e chupando jaboticabas e lembrando das suas, que já deve até ter acabado, né? rsrsr.

beijão!

Tina disse...

Oi amiga!
Que saudade!! tambem brinquei muito de fazer bolinhas, e como era divertido!
Obrigada por me fazer recordar estes momentos tão lindos!
bjs
Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

Mari Souza disse...

ROSE TEMPINHO BOM ESSE,EU MEUS IRMÃOS COSTUMÁVAMOS PULAR O MURO DOS FUNDOS DE CASA QUE DAVA PARA UM CAMPINHO E COMO TU FAZÍAMOS COM GALHOS DE MAMONAS E SABÃO EM PÓ(MINHA MÃE FICAVA LOUCA ,POIS O SABÃO EM PÓ LOGO SUMIA)... NUNCA VOU ESQUECER A CARA DO MEU FILHO QUE TBM GOSTAVA DE BRINCAR DE BOLINHAS DE SABÃO,CERTA VEZ QUEBROU O TREQUINHO DE FAZER AS BOLHAS ELE FICOU MTO CHATEADO ENTÃO LÁ FUI PERCORRER AS RUAS ATRÁS DE UM PÉ DE MAMONA(ELE DEVIA TER UMS 5OU 6 ANOS NA ÉPOCA )QDO FIZ O CANUDINHO DE MAMONA(ME SENTI UM ALBERT EINSTEIN AOS OLHOS DELE) ...DEPOIS CLARO LHE EXPLIQUEI QUE NO MEU TEMPO DE CRIANÇA ERA ASSIM QUE FAZÍAMOS PARA BRINCAR COM BOLINHAS DE SABÃO,QUE NAQUELA ÉPOCA NÃO EXISTIA NENHUMA LOJINHA DE R$1,99 EM CADA ESQUINA...MAS COM CERTEZA ERA MTO MELHOR NÉ. BJS

aluap disse...

Também faz parte das brincadeiras da minha infância fazer bolas de sabão, o nosso canudo eram os caules de centeio.
Este seu post levou-me a olhar para trás e a pensar nos jogos e brincadeiras de infância e como era divertido os jogos e brincadeiras daquele tempo.

Abraço

Ela disse...

Adoro passear por aqui..! Sempre textos gostosos, imagens lindas.. gostei das ideias de decoração para o Natal.

Ah, Rose, sempre usamos arnica na casa de minha mãe. Bastava alguém ter algum entravezinho que mandavam aplicar arnica. Ela é boa para passar em picadas de insetos também.

Grande beijo, Ela

Alfa & Ômega disse...

Rose, eu também brinquei muito e o meu canudo era do talo das folhas de mamão. Que delícia. Saudosa lembrança, só que para mim vai bem longe. Risos! Beijão!

Cris disse...

Ahhhh eu tb fazia canudinho de galho de mamona! Que saudades!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...