14.11.07

SIMBOLO DO CANADÁ.





ESTAVA CURIOSA PARA SABER QUAL O NOME DAQUELA FOLHA QUE É O SÍMBOLO DO CANADÁ...

Ácer - "maple tree" (Bordo) - a folha de ácer é o símbolo mais importante do Canadá, sendo associada ao país desde 1868 e introduzida à bandeira nacional em 1965. "Maple" é o nome de aproximadamente 150 espécies de árvores e arbustos pertencentes ao gênero Acer. Esta árvore é também responsável por uma das maiores delícias da sua culinária. Dela se extrai seivas adocicadas, que são fervidas até se transformarem no melaço, o "maple syrup", (o que acontece a 102°C, 103°C). Podendo substituir o açúcar, é muito usado em panquecas e no preparo de doces diversos como biscoitos, bombons, sorvetes e em bolos. No "Maple Syrup Festival", o festival de xarope de plátano na cidade de Elmira, é possível observar a extração e o processo de produção do xarope e, claro, degustar.

10 comentários:

MEHC disse...

Muito interessante, esse seu post, com uma descrição e imagem magníficas. Eu não sabia. Obrigada.

Espaço do João disse...

Querida Rose.

Eu conheço o acer ou bordo, mas essas folhas se não estou em erro são folha de plátano. As folhas do bordo são mais pequenas e teem outra forma. Agora não sei se a família do acer também inclui o plátano. O plátano é uma árvore de muito grande proporção , chegando seu tronco a atingir cerca de um metro ou mais de diameto, já o acer raramente atinge 40 ou 50 cm de diametro e sua altura chega a pouco mais de 15 metros. Possívelmente estou errado, se assim for , as minhas desculpas. Beijos papai João.

Rose disse...

Ailime, obrigada pela visita.Que bom que gostou.

Rose disse...

JOÃO...Plátano
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura a fruta, consulte Banana.
Plátanos


Folhas de P. acerifolia
Classificação científica
Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Proteales

Família: Platanaceae

Género: Platanus


Espécies
Ver texto.


Os plátanos são árvores do gênero Platanus da família Platanaceae, as quais são nativas da Eurásia e América do Norte e também típicas dos climas subtropicais e temperados. No geral são árvores de interesse ornamental, podendo atingir mais de 30 metros de altura. Possuem folhas lobadas semelhantes às do bordo, que ficam avermelhadas no outono antes de caírem no inverno, mas diferenciam-se dos bordos pelas flores reunidas em inflorescências globosas em contraste com os amentos presentes nos bôrdos, e também pela ausência de resina nos plátanos, entre outras diferenças estruturais menores.

O género Platanus compreende dez espécies e vários híbridos, cultivados para fins ornamentais. Os exemplares mais antigos deste grupo datam do Cretácico (ca. 115 milhões de anos).

Muitas vezes, crê-se que a folha do plátano é a que está simbolizada na bandeira canadense, no entanto, a folha ilustrada é a de bordo vermelho; a confusão ocorre devido a semelhança física entre elas. As duas árvores pertencem a gêneros diferente: plátano (Platanus) e bordo (Acer).

Rose disse...

JOÃO... PESQUISEI OUTRAS FOLHAS E PROCUREI SELECIONAR A QUE MAIS TEM DETALHES COM A FOLHA SÍMBOLO NA BANDEIRA DO CANADÁ.
ACHEI OUTRAS, MAS SE REPARAR BEM ESSA É A QUE TEM ESSES DETALHES.ACHEI-A PERFEITA.

anete joaquim disse...

Por acaso sempre ouvi dizer que o símbolo do canadá era o plátano. Agora, que o ácer se confunde com as folhas do plátano, lá isso é.

Nelio disse...

as coisas que eu aprendo,muito bem....

Espaço do João disse...

Querida Rose.
Li seu 2º comentário sobre as folhas de acer e do plátano. Conheço uma espécie de cada.Tive a curiosidade de ir verificar as duas espécies e, peço perdão pela minha insistência. As folhas do acer são nuito mais pequenas que as do plátano e, ligeiramente diferentes. Não teimo dizendo que as que representam a bandeira do Canadá sejam de plátano, mas tenho onde vivo as duas espécies. O acer dá uma semente em forma de asa e o plátano em forma de laranja pequena, 3 ou 4 cm de diâmetro. Acontece que quem tem o plátano, veio do Canadá onde esteve 40 anos. Por sua vez a enciclopédia Wikipédia é uma enciclopédia livre portanto duvidosa, tem muitos colaboradores espontâneos. Já tenho caído em erro por essa enciclopédia. Eu às vezes consulto a National Geografic é mais fidedigna. Assim é que serve este nosso intercâmbio, promover discuções e tirar dúvidas esclarecedoras. Se calhar estamos a falar de árvores diferentes. Um beijo papai joão.

Espaço do João disse...

Em tempo.
Por cá enquanto o acer é de folha caduca o plátano é de folha perene.Com tudo isto fiquei esclarecido com os diversos apontamentos. Será que teremos de saber tudo? Papai joão

Anônimo disse...

Olá...
Estive no Canadá e, posso estar enganado, mas me disseram lá que o nome é "maple leaf"... Bem, mas acho que você tem razão, a árvore pode ser Maple Tree e a expressão "maple leaf" pode se referir apenas à folha em si.
Tenho um blog. "Pelo caminho dos plátanos" se desejar visitar talvez goste, ou não... rsrsr de uma coisa eu sei estava procurando uma foto deplátano para omeu blog e encontrei oteu blog.

Daniel
http://hiverdaniel.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...