2.5.08

Espatódea - Nando Reis

tulipeira-do-gabão (Spathodea campanulata) é uma árvore da família das Bignoniaceae, sendo a única espécie do seu género botânico.

Esta árvore atinge de 7 a 25 metros de altura, e é nativa da África tropical. É utilizada com frequência como planta ornamental em zonas tropicais e é muito apreciada pelas suas vistosas flores campanuladas de cor vermelha-alaranjada, rubras ou, mais raramente, amarelas. Em condições favoráveis, a espécie é potencialmente invasiva. Tem raízes pouco profundas e são relativamente frequentes os casos de queda de galhos (podres), fazendo com que esta árvore não seja uma boa opção em centros urbanos.

O botão floral em forma de bisnaga contém água. Estes botões são usados em brincadeiras das crianças tirando partido da sua capacidade de esguichar o líquido (chamam-lhe por isso xixi de macaco). A seiva provoca manchas amarelas nos dedos e na roupa.

As flores abertas têm uma forma de taça e retém a humidade do orvalho ou a chuva, tornando-se atractivas para muitas espécies de aves. Em jardins e parques neotropicais, o seu néctar atrai muitos beija-flores, como o beija-flor-de-veste-preta (Anthracothorax nigricollis), o beija-flor-preto-e-branco (Florisuga fusca), ou o beija-flor-dourado (Hylocharis chrysura)[1].

A sua madeira é macia e por isso a árvore é por vezes usada por aves que fazem os seus ninhos escavando os troncos, como os barbaças.

O nome genérico deriva da palavra grega spathe (σφατηε), relativa ao cálice em formato de espádice.

2 comentários:

Nelio disse...

Rose com respeito a esta frase " fazendo com que esta árvore não seja uma boa opção em centros urbanos"
por aqui não é bem isso que acontece,há uma rua no Funchal que as árvores que lá estão são todas dessas e estão muito bonitas......por acaso tenho no jardim acho uma maravilha....

Carla disse...

Linda árvore, ainda mais sendo objeto de inspiração pro Nando!
Bjo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...