Todos os dias, ele ia para o colégio com meias vermelhas.
Era um garoto triste, procurava estudar muito mas na hora do recreio ficava afastado dos colegas, como se estivesse procurando alguma coisa. Os outros guris zombavam dele, implicavam com as meias vermelhas que ele usava.
Um dia, perguntaram porque o menino das meias vermelhas só usava meias vermelhas.
Ele contou com simplicidade:
- "No ano passado, quando fiz aniversário, minha mãe me levou ao circo. Botou em mim essas meias vermelhas. Eu reclamei, comecei a chorar, disse que todo mundo ia zombar de mim por causa das meias vermelhas. Mas ela disse que se me perdesse, bastaria olhar para o chão e quando visse um menino de meias vermelhas saberia que o filho era dela".
Os garotos retrucaram:
- "Você não está num circo! Porque não tira essas meias vermelhas e joga fora?"
Mas o menino das meias vermelhas explicou:
- "É que a minha mãe abandonou a nossa casa e foi embora. Por isso eu continuo usando essas meias vermelhas. Quando ela passar por mim vai me encontrar e me levará com ela".
--------------------------------------------------------------------------------------
Carlos Heitor Cony é carioca. Além de romancista, publicou livros de crônicas, ensaios biográficos e adaptações de clássicos universais. Por quatro vezes ganhou o Prêmio Jabuti e por duas vezes o prêmio de Livro do Ano, concedidos pela Câmara Brasileira do Livro. Ganhou também o Prêmio Nacional Nestlé de Literatura, em 1997. Sua obra já lhe valeu, por seu conjunto, o Prêmio Machado de Assis, dado pela Academia Brasileira de Letras, da qual atualmente faz parte. Atualmente, é colunista diário da Folha de S.Paulo e comentarista da CBN. Suas crônicas são transcritas em diversos jornais do país.
TENHO UM MILHÃO DE BONS MOTIVOS DE ADORAR E LER CONY!
14.5.08
CARLOS HEITOR CONY.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Adoro Cony, como Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, entre outros!
A leitura que fiz das crônicas deles nos meus tempos de colégio ainda resistem na minha memória!
Adorei, amiga.
Bjão.
Bonito extrato de texto. Gostei cinceramente.
Que giro esta história das meias vermelhas....tudo tem explicação.....
Postar um comentário