21.9.07

21 DE SETEMBRO- DIA DA ÁRVORE.

MINHA HOMENAGEM Á ARVORE SIMBOLO DO BRASI, O PAU-BRASIL.

O PAU-BRASIL POSSUI A CASCA PARDA ACINZENTADA, OU PARDO-ROSA NAS PARTES DESTACADAS E CERME(MIOLO) VERMELHO , COR DE BRASA.
ATINGE ATÉ 30 METROS DE ALTURA E 1,5 DE CIRCUNFERÊNCIA.
SUA FLORAÇÃO OCORRE NO FINAL DO MÊS DE SETEMBRO E MEADOS DE OUTUBRO.
NOME CIENTÍFICO:caesalpinia echinata lamarck
FAMÍLIA:leguminosae caesalpinoideae.
SEU DIA É COMEMORADO EM 03 DE MAIO.
POPULARMENTE CONHECIDA POR IBIRAPITANGA, MUIRAPIRANGA, PAU-ROSADO, BRASILETO, ORABUTÃ. ORIGINÁRIA NA FLORESTA PLUVIAL ATLANTICA.






5 comentários:

Espaço do João disse...

Quando Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, chamou-lhe em primeiro lugar Terras de Vera Cruz. Nem todos concordaram, então passou a chamar-se Terras de Santa Maria. Como encontraram o chamado pau brasil e seus habitantes se pintavam de encarnado com a seiva do pau brasil , ficaram todos de acordo e, baptizaram essas terras de Brasil. Como prova da sua chegada , trouxeram para o rei de Portugal D. Manuel 1º duas espécies de plantas. Uma foi o pau brasil e a outra foi uma leguminosa que chamamos em Portugal, Rosas de Santa Maria.Eu só tenho as rosas de santa maria. logo que seja possível incluirei no meu blog. Não estou inventando nada . Simplesmente refiro-me à História de Portugal. Não vivi nesse tempo. Beijos de papai João.

Espaço do João disse...

Nota:- Não é preciso lembrar que a aportagem ao Brasil fêz-se em S. Salvador da Baía e, realmente por eswsas bandas encontramos muito pau Brasil e as ditas Rosa de S. Maria . Papai João.

Rose disse...

sim sr. João, aqui os indios faziam arcos e flechas com o pau-brasil, se pintavam e pintavam as ceramicas de uso e adornos com a tinta extraída da madeira.
devia ser um show, somente coisas belas.

Rafael Abreu disse...

Nossa... rsss.. não chove mesmo.. acho q agora ferrou e tdo vai virar um deserto....

É, e o triste dessa história é que fizeram uma colonização de exploração... e não uma colonização de povoamento... o que atrasou todo nosso desenvolvimento como nação... :-(
E mais triste ainda é saber que continuam explorando nossas matas... desmatando a Amazonia e outras reservas para criar pastagens e plantações de soja...
Soja que acaba virando ração em outros paises... por isso que quero me tornar um biologo... para lutar muito pelo meio ambiente...

Espaço do João disse...

Olá Rose.
Estamos à vontade no nosso relacionamento em termos de blogs. Agora peço-lhe que deixe o Senhor em casa e passe a chamar-me de João simplesmente,certo? Eu sou daqueles que gosto que me tratem por tu. Até as crianças adoro que me tratem desse modo. Deu para entender?
Beijos de papai João.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...